Paredes Meias, hoje na RTP2


Depois da estreia no DOCLISBOA 2009, o documentário PAREDES MEIAS, sobre o Bairro da Bouça, chega agora à televisão, sendo exibido hoje, 21 de Novembro 2009, pelas 20h51m, na RTP2.

O Space Ensemble participou na banda sonora deste filme-documentário, contribuindo com o tema principal "Paredes Meias", composto por Sérgio Bastos.

O Bairro da Bouça é um projecto de habitação económica situado no Porto, da autoria de Álvaro Siza Vieira, cuja construção iniciou-se em meados dos anos 70 e que apenas recentemente foi concluído.

Destinada a famílias vivendo em condições degradadas – nas chamadas “ilhas” - esta obra nasceu da reivindicação de uma comunidade pelo direito a viver condignamente no seu lugar, e do traço genial de um dos mais conceituados arquitectos contemporâneos. Um bairro “inacabado”, cuja génese remonta à Revolução dos Cravos, e onde os moradores participaram activamente na concepção e implementação do projecto.

Três décadas depois, as 60 famílias que resistiram à falta de infra-estruturas e aos estaleiros das obras em curso, preparam-se agora para acolher seus novos vizinhos: jovens atraídos pela possibilidade de morar no centro da cidade em casas simples e acessíveis.

Realização: Pedro Mesquita
Produção: MUZZAK / CINEMACTIV

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Residência artística do Space Ensemble em Guimarães 2012