Festival TRAMA @ Porto


© António Jorge Gonçalves

Porto cria novo festival de artes performativas

por Isabel Peixoto
publicado em www.jn.pt

São 20 espectáculos dispersos por vários pontos da cidade. Entre os dias 1 e 3 de Abril, o Porto será o grande palco da primeira edição do Trama-Festival de Artes Performativas, iniciativa que, tendo a música como grande destaque, reúne uma diversidade invulgar de formas de representar. Dança, vídeo e desenho digital também vão marcar presença num programa aberto à interactividade e que terá como ponto alto a estreia mundial do projecto de Mike Patton com os DJ Rob Swift e Total Eclipse.

Depois do concerto de despedida dos Faith no More, em Lisboa, no ano de 1989, Mike Patton regressa a Portugal no dia 3 de Abril, desta feita com dois dos elementos do trio X-Ecutioners, reputados 'turntablists' (manipuladores de pratos) de Nova Iorque. Após a extinção da banda californiana, em que era vocalista, Patton trabalhou com vários estilos musicais, mas nunca tinha feito incursões pelo hip-hop até à criação do projecto General Patton vs The X-Ecutioners, que agora apresenta.

Praticamente todos os espectáculos correspondem a estreias nacionais, sendo de destacar o facto de os portugueses Joclécio Azevedo e António Jorge Gonçalves apresentarem trabalhos feitos de propósito para o festival, ontem divulgado à Imprensa, em Serralves. A primeira edição do Trama envolve um conjunto de entidades com vocações diversas, o que é "algo pouco comum na cidade", como referiu Cristina Grande, responsável pelo Serviço de Artes Performativas do Auditório de Serralves.

Mobilizar diferentes públicos (até porque algumas iniciativas vão decorrer na rua) e dar a conhecer realidades mais experimentais são algumas das tónicas. O que se pretende, segundo Cristina Grande, é proporcionar "uma visão alargada da performatividade na criação artística", fazendo, ao mesmo tempo, "um percurso que atravessa a cidade".

Assim, em locais tão diferentes como a praça D. João I e a Casa da Música, ou o Teatro Rivoli e uma estação do metro, o público poderá assistir às mais variadas formas de arte performativa. Não será de estranhar se, de repente, um grupo de 20 homens vestidos de preto começar aos gritos e aos assobios em plena rua. É o coro finlandês Mieskuoro Huutajat ("homens que gritam", em Português).

Outras propostas arrojadas são as coreografias de Maria Donata d'Urso, que irá impressionar pela forma como contorciona o seu corpo. Ou a procura de um herói cinematográfico, que é o que vai fazer o colectivo Gob Squad uma hora antes do espectáculo (ver programação completa nesta página), quatro homens vão andar pela cidade a colher imagens de quem lhes der na gana. O resultado será depois exibido sem edição.

"Sem censura e sem intervalos publicitários" é como vai ser projectado, numa estação do metro, o desenho digital de António Jorge Gonçalves. Um computador e uma caneta serão os seus instrumentos, ao passo que a inspiração lhe será dada pelos utentes. Também Joclécio Azevedo vai contar com a interactividade do público para as suas estratégias de colisão. Uma forma de dança que pretende traduzir um cruzamento de itinerários os do artista e os de quem vai assistir aos espectáculos.

Na apresentação do Trama, ficou no ar a ideia de as mesmas entidades voltarem a encontrar-se numa organização do género. São elas Auditório de Serralves, Casa da Música, BRRR Festival Live Art, Lado B Produções Artísticas, Matéria Prima, Culturporto, Maus Hábitos, Metro do Porto e Hotel D. Henrique.


DIA 1 de ABRIL : Dança 'Estratégias de colisão',de Joclécio Azevedo, Maus Hábitos (14 horas); 'Pezzo 0 (due)', de Maria Donata d'Urso, Rivoli (17.30). Música Coro masculino Mieskuoro Huutajat, Praça D. João I (14.45); Goodiepal, Hotel D. Henrique (16); Master Musicians of Joujouka, Casa da Música (19); Coro Mieskuoro Huutajat, Casa da Música (20.30); Fake Shake Melody, Duracell e DJ Elephant Power, Serralves (23). Desenho digital 'Etereopolis I', de António Jorge Gonçalves, estação do metro da Casa da Música (18.30, com repetição dia 3, às 19). Spoken Word Rosie Dennis, Hotel D. Henrique (15.30). Vídeo 'Super night shot', de Gob Squad, Serralves (22).

DIA 2 de ABRIL : Dança 'Pezzo 0 (due)', de Maria Donata, Rivoli (15); 'Estratégias de Colisão', de Joclécio Azevedo, Maus Hábitos (16.30); 'Slow down', de Martine Pisani, Serralves (22). Música Goodiepal, Hotel D. Henrique (15); Coro Mieskuoro Huutajat, Casa da Música (20); Eric M, Serralves (23). Spoken Word Rosie Dennis, Hotel D. Henrique (15.30). Teatro 'Class 76', de Third Angel, Serralves (17.30).

DIA 3 de ABRIL : Música Mike Patton vs Rob Swift e Total Eclipse , Casa da Música (22).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fotos de Twintar

Residência artística do Space Ensemble em Guimarães 2012

Paredes Meias, hoje na RTP2