Space Ensemble em Paredes de Coura



dia 16 de Agosto, no palco Jazz na Relva do Festival de Paredes de Coura,

Um septeto vai desdobrar-se em duas formações, ou duas formações vão apresentar-se primeiro separadamente (um trio e um quarteto) e no final, os sete músicos reúnem-se na formação Space Ensemble.


Cheese Cake Project

Jorge Queijo (bateria)
Rui Teixeira (sax)
Eurico Costa (guitarra)


Cheese Cake Project é um projecto liderado por Jorge Queijo que conta com a participação, neste concerto, de Rui Teixeira e Eurico Costa. Jorge Queijo, membro de várias formações de jazz e de música tradicional, tem vindo a compôr especificamente para este projecto, que se tem apresentado com diferentes formações em duo e trio, mas também a solo. Reservou este projecto de jazz para a exploração e experimentação e por isso tem integrado nas suas percussões alguns componentes electrónicos que permitem apresentar uma sonoridade original. Além disso, nos seus concertos, intercala as suas composições originais com alguns momentos de improvisação mais inspirada no Free Jazz.


Gheegush

Henrique Fernandes (contra-baixo)
Gustavo Costa (bateria)
João Martins (sax)
José Miguel Pinto (guitarra)

Gheegush é o resultado natural da intensa actividade no campo da improvisação livre que estes 4 instrumentistas têm desenvolvido, no âmbito das mais diversas formações. A característica fundamental desta combinação particular de músicos é o ecletismo, resultado mais do que natural da associação de experiências que vão desde o rock pesado e o punk rock, à música erudita contemporânea e clássica, passando pelo pop, o jazz e o folclore. Com uma voracidade pouco habitual, Gheegush propõe-se deglutir um caldo de referências musicais que atravessam todas estas áreas, alternando entre a improvisação livre total e estruturas que recuperam, reinterpretam e homenageiam tiques e clichés estilísticos. Um risco calculado, dada a forte cumplicidade musical que une os intervenientes.


Space Ensemble

Gustavo Costa (bateria)
Jorge Queijo (bateria)
João Martins (sax)
Rui Teixeira (sax)
José Miguel Pinto (guitarra)
Eurico Costa (guitarra)
Henrique Fernandes (contra-baixo)


Ao longo dos últimos 6 anos do "Space, festival de música improvisada e experimental" http://www.rockncave.org/space, desenvolveu-se uma lógica de actuação baseada não na apresentação de projectos pré-existentes, mas na exploração das cumplicidades entre os músicos envolvidos, testando e variando as combinações instrumentais e estilísticas, de acordo com os locais e o contexto dos eventos. A essa formação orgânica e mutante chamamos Space Ensemble.

Em Paredes de Coura, o Space Ensemble tem a oportunidade de se apresentar como septeto e prosseguir a exploração / homenagem a Ornette Coleman e ao seu "Free Jazz (A Collective Improvisation)". Esta estrutura de dois bateristas, dois saxofonistas, dois guitarristas e um contrabaixista, intersecção simbólica de dois quartetos, permite a exploração das estruturas e ambientes dessa obra seminal de Coleman, filtrada pelas experiências de John Zorn no seu "Spy vs. Spy", mas não é um limite, permitindo a construção dum percurso próprio, articulando referências das vanguardas da improvisação e do jazz contemporâneo (John Zorn, Fred Frith, 4 Walls, Tom Cora, Anthony Braxton, Louis Sclavis, etc…).

Numa altura em que o jazz continua a explorar novos caminhos e novas linguagens, esta formação de música improvisada submete as suas propostas tentando contribuir para a evolução da espécie. Ou, pelo menos, para a sua flexibilização.


Biografias de alguns destes músicos em http://www.rockncave.org/space_invaders/index.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Residência artística do Space Ensemble em Guimarães 2012

Um Retrato da Nossa Gente @ Paredes de Coura

Paredes Meias, hoje na RTP2