E.S.T. na Casa da Música



Esbjörn Svensson Trio
E.S.T.: três letras simples para designar uma das mais conceituadas formações do jazz europeu. Diz a crítica que o Esbjörn Svensson Trio representa não o que o jazz foi, mas uma visão do que pode ser. A inovação está-lhes, de facto, no sangue. Exemplo? O novo "Viaticum", que a Casa da Música vai conhecer no muito aguardado concerto de dia 15 de Julho.
A inovação é indissociável de uma estimulante mistura com outros géneros: clássica, electrónica, funk, pop, rock, hip-hop. Que ninguém fique espantado se encontrar o trio num reputado encontro de jazz e, logo a seguir, num festival de rock. É isso que tem feito dos discos e concertos dos E.S.T. um verdadeiro encontro de gostos e gerações.
Formado em 1990, o trio é liderado pelo pianista sueco Esbjörn Svensson, assumidamente influenciado pelo conterrâneo Jan Johansson mas também por Chick Corea e Keith Jarrett. O reconhecimento na "cena nórdica" chegou na década de 80. Desde aí, Svensson recebeu duas vezes o título de melhor músico de jazz da Suécia e tem sido constantemente aclamado pela crítica internacional.

Esbjörn Svensson adverte: "Viaticum" é um disco mais pensado do que improvisado, embora não perca pitada da espontaneidade necessária às viagens com grandes bandas sonoras: "Pensem em 'Viaticum' como o abastecimento que vos gostaríamos de dar para seguirem connosco nesta jornada".

em PUBLICO.PT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Residência artística do Space Ensemble em Guimarães 2012

Um Retrato da Nossa Gente @ Paredes de Coura

Paredes Meias, hoje na RTP2