E.S.T. na Casa da Música

Esbjörn Svensson Trio
E.S.T.: três letras simples para designar uma das mais conceituadas formações do jazz europeu. Diz a crítica que o Esbjörn Svensson Trio representa não o que o jazz foi, mas uma visão do que pode ser. A inovação está-lhes, de facto, no sangue. Exemplo? O novo "Viaticum", que a Casa da Música vai conhecer no muito aguardado concerto de dia 15 de Julho.
A inovação é indissociável de uma estimulante mistura com outros géneros: clássica, electrónica, funk, pop, rock, hip-hop. Que ninguém fique espantado se encontrar o trio num reputado encontro de jazz e, logo a seguir, num festival de rock. É isso que tem feito dos discos e concertos dos E.S.T. um verdadeiro encontro de gostos e gerações.
Formado em 1990, o trio é liderado pelo pianista sueco Esbjörn Svensson, assumidamente influenciado pelo conterrâneo Jan Johansson mas também por Chick Corea e Keith Jarrett. O reconhecimento na "cena nórdica" chegou na década de 80. Desde aí, Svensson recebeu duas vezes o título de melhor músico de jazz da Suécia e tem sido constantemente aclamado pela crítica internacional.
Esbjörn Svensson adverte: "Viaticum" é um disco mais pensado do que improvisado, embora não perca pitada da espontaneidade necessária às viagens com grandes bandas sonoras: "Pensem em 'Viaticum' como o abastecimento que vos gostaríamos de dar para seguirem connosco nesta jornada".
em PUBLICO.PT
Comentários
Enviar um comentário