cinema: arriba avanti no Porto

Algumas notícias interessantes para quem quer ver mais cinema no Porto:

1. publicada em www.jn.pt no último sábado:
"Passos Manuel" volta com cinema alternativo

Dupla função: recuperar o trajecto cinéfilo nocturno na zona da baixa do Porto; e oferecer alternativas ao circuito de filmes comerciais. O Cinema Passos Manuel - que perdeu a programação a cargo da Atalanta Filmes, de Paulo Branco - reabre na próxima sexta-feira. A sala surgirá transfigurada na sua essência e função: além de cinema, abrigará um clube e um bar.

O projecto, da responsabilidade da empresas Passos Jardim, conta com a cooperação da estrutura organizativa do Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde. Assim, a programação apostará em produtos de cariz alternativo - não raras vezes das franjas do 'underground'.

O programa, que compreende quatro sessões diárias, surge apoiado em cinco blocos temáticos com residência fixa: "Colaboração com festivais" (cartaz que repesca o 'best of' de certames portugueses, como é o caso do DocLisboa, com agenda preenchida para 4 e 5 de Novembro, ou do Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira); "Rever" (destinado a vultos do cinema como Wong Kar Wai, Godard, Antonioni, Coppola, Scorsese ou Fellini); "Meias-noites alternativas" (zona de produtos transversais e de cariz experimentalista, incluindo curtas-metragens e filmes-concerto); "Descobrir" (espaço reservado a autores de nascimento artístico recente, como, por exemplo, Johnnie To, Sue Brooks ou Kim Ki-Duk); e"Matinés infantis" (clássicos do cinema juvenil, preferencialmente para público escolar).


2. publicada hoje em www.jn.pt

Medeia Filmes programa Teatro do Campo Alegre

A Medeia Filmes assume a partir de 4 de Novembro a programação de cinema do Cine-Estúdio do Teatro do Campo Alegre, no Porto. O acordo, que prevê a realização de sessões diárias de cinema ao final da tarde e à noite, visa dar a conhecer cinematografias independentes e apresentar ciclos de cinema alternativos.

"Há uma série de filmes que, apesar da presença e dos prémios recebidos nos mais prestigiados festivais de cinema, acabam por não encontrar espaço para exibição na cidade do Porto", disse fonte do TCA.

Pela sua localização, junto de faculdades, e pela sua polivalência (Quintas de Leitura, Serviço Educativo e Café das Artes), com equipamento para exibir filmes em todos os formatos, "este é o espaço ideal para uma programação virada para o cinema independente e para ciclos temáticos".

A programação arranca com o filme "A história do Camelo que chora", de Luigi Falorni e Byambasuren Davaa, entre 4 e 10 de Novembro. Segue-se "Segunda de manhã", de Otar Iosseliano (Urso de Prata para Melhor Realizador no Festival de Berlim) e "O tempo do Lobo", do realizador austríaco Michael Haneke.

No âmbito da nova programação, está também previsto o cruzamento do cinema com outras áreas programáticas do TCA.



3.

Há mais textos para ler em:

3.1: sobre o cinema Batalha: http://jornal.publico.pt/publico/2004/10/28/LocalPorto/LP05CX03.html

3.2: e mais sobre o Passos Manuel: http://jornal.publico.pt/publico/2004/10/28/LocalPorto/LP05.html


sinal de esperança no Porto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Residência artística do Space Ensemble em Guimarães 2012

Um Retrato da Nossa Gente @ Paredes de Coura

Paredes Meias, hoje na RTP2